- O que vocês estão achando do Futebol de Base hoje em dia?
- Quais medidas deveriam ser tomadas a respeitos de melhorias para os atletas da base?
- Os clubes devem investir mais nas categorias de base?
- O que fazer para segurar os atletas formados nas categorias de base aqui dentro do Brasil e nos seus clubes formadores?
Estas são algumas das perguntas que ouvimos ou que nos são perguntadas diariamente, pois o futebol de base encareceu muito e os clubes hoje em dia não têm tanto direito aos atletas formados, por isso minha gente deveríamos pensar no que fazer para realmente mudarmos esta situação, senão nossas categorias de base têm fim certo!
Quem vai querer dar escola, dentista, médico, alojamento a um jogador para depois que formá-lo, perdê-lo para um empresário ou outro clube qualquer, justamente quando o atleta começar a dar frutos para o clube formador?
O clube é obrigado a manter as categorias de base e isso custa muito caro! Aí vem um empresário e leva justamente aqueles atletas que mais se destacam, pois ele (empresário) pode escolher tranquilamente o atleta que acredita ser um grande investimento para si, enquanto o clube tem que apostar em muitos para tirar um ou dois. A situação é totalmente desfavorável aos clubes formadores e isso é inaceitável!
Outra situação é que com 16 anos o atleta faz seu primeiro contrato com o clube formador e aos 18 anos poderá assinar por cinco anos, mas aí vem a figura do empresário e enche o jovem atleta de promessas, exemplo, vou levá-lo para a Europa, você irá ganhar 10 vezes mais, mas na maioria das vezes estas promessas falsas e desta forma o clube virou refém dos empresários e das famílias dos atletas, que pressionam cada vez mais para que os mesmos tenham um futuro imediato muito melhor do que o clube possa oferecer ao atleta!
O empresário tem um modo de agir muito característico, primeiro ele convence a família do atleta que se assinar com ele o jovem terá muito mais sucesso, tanto financeiro como na vida esportiva! Isso não é culpa da família, pois qual pai ou mãe que não vai querer o melhor para o seu filho? Após convencer a família o próximo passe é ir até o clube formador e começar a pressionar. Ele ameaça levar o clube a justiça, fala em propostas sem pés nem cabeça, tanto para manter o jovem no clube formador, como que para sair, diz que o jovem atleta teve propostas de outros clubes do Brasil ou até mesmo do exterior! Para o jovem atleta ele tenta cada vez mais ludibriá-lo, dizendo que arrumará uma casa, um carro ou até mesmo salários exorbitantes, então o que deveríamos fazer com tudo isso?
Bom, na minha modéstia opinião deveríamos modificar totalmente a lei e dar realmente valor naquele que foi o formador do atleta, exemplo, verificar aonde realmente ele iniciou, pois se ele começou em escolinhas de futebol, está também deveria ter uma porcentagem, após isto o clube e depois o empresário, pois desta forma todos ganhariam e todos teriam motivos para trabalhar honestamente para formar mais atletas!
Imagine se conseguíssemos modificar nossas leis, pois se hoje com essa lei totalmente desfavorável as escolinhas de futebol e aos clubes, ainda formamos excelentes atletas, o que seria se estas entidades também tivessem uma fatia maior do bolo?
É, devemos repensar e ágil antes que seja tarde demais!



Parabéns Professor Ricardo pelo trabalho.
ResponderExcluirQueremos iniciar um projeto com jovens em nosso clube e o seu trabalho será um espelho para nós.
Grande abraço,
Fabio Prado
S.C. Corinthians Franco da Rocha
Obrigado Professor Fabio Prado, saiba que fiquei muito feliz por receber este elogio e que você possa contar comigo, pois sei da árdua caminhada que terás, mas que com certeza colherás grandes frutos!
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa e não deixe que os espinhos interrompam seus sonhos, ok!
Conte com mais este novo amigo!
Abraços e fique com Deus!